Em todas as instituições de ensino temos o recreio escolar e esse momento é essencialmente igual em todas as instituições. Esse período é aproveitado pelos os alunos para descansar e brincar, por isso não devemos mudar esse tipo de experiência.
Mas como podemos repensar esse território para ativar o desenvolvimento do Hemisfério Direito dos alunos?
Temos a ideia de que apenas o que é vivido dentro das salas de aula -é importante para a formação dos alunos, mas nos esquecemos que existem outros territórios que podem ser explorados, e o recreio escolar é um deles.
Quer saber como repensar esse território? Continue lendo o nosso texto e saiba mais sobre essa discussão.
Por que o recreio escolar é um espaço de formação?
Esse momento é quando os alunos têm contato com outros alunos e é quando eles conseguem construir experiências significativas para a sua formação. Como a escola é um ambiente de ensino, todos os espaços são destinados para aprendizado, e o recreio não seria diferente.
Nas salas de aula, o que acontece é o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos e os território fora das salas devem ser usados para os desenvolvimento das soft skills.
Como os gestores e diretores da escola podem contribuir para a melhoria do recreio escolar?
O recreio não deve ser um espaço institucionalizado, com normas ou leis. Mas os gestores e coordenadores podem pensar na sua utilização como um espaço que fomente o desenvolvimento dos alunos.
Não falamos para que o professor seja aquela figura centralizadora e essa experiência seja igual às da salas de aula. É preciso pensar na criação de um currículo com atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades não cognitivas dos estudantes.
O que são essas habilidades não cognitivas que podem ser desenvolvidas nos recreios?
As habilidade não cognitivas ou soft skills não são técnicas e estão ligadas às relações interpessoais e estão ligadas ao hemisfério direito dos nossos cérebros.
As soft skills são conquistadas nas vivências pessoais e no dia a dia. E elas só conseguem ser percebidas por meio de comportamento nas relações diárias
Dentre elas podemos identificar algumas, como:
adaptabilidade;
criatividade;
colaboração;
comunicação;
empatia;
flexibilidade;
inteligência emocional;
liderança.
Como mencionamos anteriormente, percebemos essas habilidades são desenvolvidas aos poucos e por meio do aprimoramento pessoal. Por isso, ter autoconhecimento e inteligência emocional são muito importantes para isso.
Como melhorar o recreio escolar?
Já não é novidade que propomos utilizar o recreio escolar como uma oportunidade formativa. Esse período tem uma alta carga horária e é uma grande espaço, pois ela está bem inserida dentro do contexto escolar.
O celular faz parte desse período e ele não pode ser tornar a única opção de passar o recreio, pois a sua utilização acaba com a experiência do intervalo. Essa forma de socialização impede que a escola tenha acesso a esse espaço.
Para modificar o recreio, incentivar as atividades lúdicas pode ser uma ótima opção para fazer com que os alunos deixem os aparelhos tecnológicos e participem de experiências diferentes e interativas.
O ideal é que essas atividades incentivem os alunos a desenvolver o seu hemisfério direito, por meio das inteligência emocional e das habilidades socioemocionais. Entre essas atividades, a escola pode oferecer oficinas de artes, música, dança, trabalhos manuais e brincadeiras em grupo.
Explorar novos territórios é uma tarefa que todas as instituições precisa fazer. O intervalo escolar é um espaço que também podem ser utilizados para a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento das habilidades não cognitivas.
Redesenhe o recreio escolar e faça com que seus alunos tenham a formação mais completa. Ficou interessado no nosso tema? Assista ao nosso webinar gratuito sobre como explorar territórios além das salas de aula.
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