top of page
Foto do escritorMarianne Braga

QUAL IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO APRENDIZADO DE INGLÊS?

Atualizado: 10 de nov. de 2021



Nem sempre aprender inglês é uma tarefa fácil, o primeiro contato com um novo idioma pode trazer consigo uma sequência de desafios, sobretudo se este primeiro contato acontecer em uma idade já mais avançada. Decidi listar os principais desafios na hora de aprender a língua e, no decorrer desta pesquisa, encontrei três obstáculos muito frequentes, sendo estes: falta de tempo, dificuldade na pronúncia e dificuldade de concentração/falta de atenção.


Embora estes desafios pareçam, a princípio, não ter relação entre si, a solução que nós da Vivadí temos à oferecer ataca pela raiz os três, simultaneamente. Ficou interessado para saber que solução mágica é essa? Então vem comigo!


1 palavra, 3 sílabas: Ro - ti - na.

Embora a palavra possa ter uma conotação por vezes negativa, a rotina nada mais é do um conjunto de ações ou atividades estabelecidos por você que, ao serem executadas de maneira consistente e frequente, se tornam hábitos. A beleza de termos hábitos é que, (diferentemente das ações que fazemos na “função bombeiro”) eles, por serem parte do grupo de atividades as quais já estamos familiarizados, nos tomam menos tempo e gastam menos carga cognitiva, possibilitando que o façamos de maneira mais rápida e mais eficiente.


Como a rotina te ajuda a aprender inglês (ou qualquer outra idioma)

Bom, vamos a resposta tão esperada! Se o seu objetivo é aprender inglês ou apenas otimizar o seu aprendizado, espera-se então que em sua rotina haja um tempo dedicado ao estudo da língua. Quanto mais frequente e constante for o seu contato com o idioma mais familiarizado você estará com ele e, progressivamente, seu processo de aprendizagem, absorção e ampliação de vocabulário também será melhorado.


Se fosse para resumir em um grande e único conselho de ouro: o segredo do aprendizado do inglês está na rotina, na prática, na frequência e na repetição.


Por onde começar?

Agora que você já sabe o que deve ser feito, te contaremos como fazer.


PASSO 1: não espere um dia e hora ideal para criar e implementar sua rotina. Parafraseando o que diz o livro Manage your day-today: Build your routine, find your focus and sharpen your creative mind” (Amazon Publishing), nunca haverá lugares e situações perfeitas mas, haverão pessoas produtivas mesmo assim. A chave para essa produtividade está em gerenciar bem o seu dia.


PASSO 2: Poderíamos deixar listadas aqui dezenas de dicas ou várias rotinas prontas, mas o fato é que cada pessoa é única em seu contexto, então uma rotina só servirá bem para você se ela for feita levando em consideração as suas circunstâncias. Para que você não sofra muito no processo de elaboração, que tal baixar o nosso e-book Rotinas que viram hábitos? Nele você encontrará dicas práticas de como implementar o inglês no seu dia-a-dia.


DICA BÔNUS: Já tentou assistir aquele filme que você já viu mil vezes com o áudio em inglês? Começar por produções audiovisuais as quais você já conhece o contexto é um ótimo passo para ampliar o seu vocabulário em um “ambiente seguro e controlado”. Ah! E quando colocar essa dica em prática, não esqueça de marcar a Vivadí nas redes sociais, vamos adorar acompanhar a sua evolução.


Agora, se a dificuldade na pronúncia e dificuldade de concentração parece ser o calcanhar de Aquiles dos seus estudantes, leia esse texto até o final que temos um método para te apresentar. 😉


O nosso programa de inglês conta uma metodologia inovadora para fortalecer o idioma como sua segunda língua por meio da imersão profunda e frequência de atividades. Assim, a nossa principal proposta é primeiramente, familiarizar os estudantes com o inglês e, para isso, lançamos mão dos mais diferentes conteúdos, indo desde textos até músicas e filmes.


A utilização de uma metodologia que considera as subjetividades e interesses dos estudantes por si só já cria uma esfera de estudos mais interessante e acolhedora. Além disso, é necessário mencionar que nossa ideia é fazer com que o aprendizado do inglês seja uma experiência e não simplesmente um compromisso. Somente a presença do idioma no seu cotidiano não é o suficiente, por isso, a frequência das atividades e constância na prática são ferramentas essenciais para aprimorar ainda mais a aprendizagem e, consequentemente, a pronúncia.


E aí, se interessou? Então venha conhecer mais sobre o nosso programa clicando aqui. Dê seu próximo passo no desenvolvimento de um novo idioma através de uma metodologia única e inovadora.

67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page