Você já pensou no que faz uma instituição de ensino se diferenciar das outras?
Além da qualidade de ensino, sabemos que quem faz parte desse ecossistema também tem o seu papel na hora de criar essa identidade e dentre todas essas pessoas, podemos destacar a função do coordenador escolar.
O coordenador escolar é uma dessas figuras que é conhecida no seu meio por criar o relacionamento entre as famílias, alunos, funcionários e diretor. Mas o que mais ele faz?
Leia o texto e entenda quais são as demais funções do coordenador.
O que é ser coordenador escolar?
Entendemos o coordenador como a pessoa que realiza a ponte entre todas as pessoas que fazem parte desse ecossistema escolar, como as famílias, alunos, professores, funcionários e diretores.
Percebemos que eles atuam como um maestro e um embaixador que atuam na organização dessas relações e garantir que ele vai se dar de forma mais harmoniosa.
E sabemos que essas pessoas não podem ser somente quem atende as famílias, revisa as provas, que tem contato com os alunos e está ciente da ausência e presença dos docentes.
Qual a diferença entre o coordenador e o gestor?
Historicamente, o coordenador escolar era um professor bem sucedido. Aparentemente essa era a lógica da carreira dos docentes nas instituições de ensino escolares.
Ter a sensibilidade e a experiência de docência é muito interessante, pois a experiência e a sensibilidade de ter lecionado é bom para o coordenador que tem a segurança do que acontece dentro da sala de aulas.
No entanto, é preciso que essa pessoa tenha a formação de gestor.
O professor é aquela figura que está dentro da sala de aula e atua como o orientador do ensino dos alunos e o gestor faz o acompanhamento fora desses espaços.
O coordenador é responsável por garantir que os professores tenham autonomia para elaborar as suas demandas. Eles precisam trabalhar em conjunto e pensar nas estratégias para a formação dos alunos.
Quais as habilidades necessárias?
O coordenador tem que ser um cara que articula o que acontece fora da escola e com o que acontece dentro da escola. Ele tem que poder olhar para dentro e entender o que está fora dos muros da escola, como em outras escolas, contextos, geográficos e metodologias.
Para exercer essas novas funções, os coordenadores precisam desenvolver habilidades como:
capacidade de liderança;
capacidade de comunicação entre famílias, professores e diretor;
conhecimento das salas de aula;
dar feedback a equipe;
ficar atualizado;
realizar planejamento escolar;
O coordenador escolar é um dos responsáveis pela realização da comunicação entre todos os pontos dentro das escolas. Por isso, ele é o responsável por manter essa relação harmônica.
Essa função requer um papel de líder inspirador e que tem como base a cultura da escola, assim, escolas que se preocupam com a autonomia e ousadia dos membros do seu ecossistema tendem a estar mais preparadas para enfrentar os desafios que estão por vir.
Assista ao nosso webinar sobre o papel do coordenador e fique por dentro destas discussões.
Comentarios