Você já parou para pensar qual a sua opinião sobre você mesmo? E você faz críticas com relação as suas atitudes? A partir dessas perguntas podemos entender mais nós mesmos e entender se o que estamos fazendo é positivo ou negativo.
Essa reflexão sobre si mesmo é a autoestima, que significa a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade. Nesse caso, é como uma pessoa é dotada de confiança e valoriza a si mesmo.
E a autoestima influencia diretamente na forma em como nos relacionamos com as outras pessoas, o nosso meio e com nós mesmos. Mas você já em pensou como ela pode afetar na sua vida? Continue lendo esse texto e entenda como a autoestima afeta as esferas da sua vida.
Como a autoestima influencia as nossas relações?
A autoestima fala muito da própria pessoa, mas ela também tem a ver também com a forma com que nos relacionamos com as pessoas que estão na nossa volta.
No campo pessoal, a autoestima influencia na forma como a pessoa trata a si mesma, se valoriza, se respeita enquanto pessoal e da forma como você cuida da sua saúde física e emocional.
Já no lado profissional, é a forma como você se percebe capaz de realizar as atividades profissionais e saber lidar com a crítica de outros colegas.
Temos como exemplo, os diretores e coordenadores escolares que além de ser responsáveis por gerir todo o ecossistema interno da escola tem que auxiliar as famílias dos estudantes.
As pessoas são seres sociáveis e necessitam de realizar trocas pessoais. Por isso, no relacionamento amoroso, a autoestima interfere na forma em que uma pessoa se sente segura de si mesma, capaz e confiante de que pode ter um relacionamento com alguém.
Como a autoestima influencia nas escolhas?
Sabemos que nas nossas vidas, precisamos realizar diversas escolhas que dizem respeito a nós mesmos e também a quem está à nossa volta. Como podemos perceber a autoestima não é só sobre quem está realizando uma ação, mas também quem está sendo afetado por ela.
Como a autoestima está presente em todos os campos das nossa vidas, por isso estar seguro de si, dos seus valores e ter consciência de quem está a sua volta influenciam na hora de tomar as decisões.
Quem tem baixa autoestima não consegue fazer uma reflexão eficiente sobre as suas atitudes e pode fazer escolhas ruins. Nesse caso, a pessoa não está se sentindo bem consigo mesma e não tem clareza na hora de pensar.
Nesse caso, as pessoas acabam fazendo escolhas destrutivas e fortalecem o que mais incomoda nelas. Quando a pessoa opta pelas decisões positivas por meio da reflexão interna, ela consegue conquistar e elevar a sua estima.
Mencionamos o caso dos diretores e coordenadores escolares que são responsáveis tomar as decisões para toda a escola. E eles precisam ter autoestima necessária para tomar as decisões para conduzir as escolas.
Como elevar a sua autoestima?
Os principais sintomas de falta de autoestima são o sentimento de insegurança, a incerteza na hora de tomar decisões e o excesso de autocrítica.
A autoestima é construída ao longo das nossas vidas, mas ela pode ser desenvolvida em qualquer momento. Como mencionamos no tópico anterior, quando fazemos escolhas negativas, diminuímos a nossa autoestima e quando as decisões são positivas, ela aumenta.
Para conquistar a autoestima elevada, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento, pois é a partir dele que você vai se conhecer melhor, entender as suas limitações, os pontos positivos e negativos, desenvolver a autoconfiança e aprender a lidar com as situações da sua vida.
Quando temos que fazer escolhas, não podemos nos preocupar em ser imediatistas e resolver os problemas das formas mais rápidas. As chances de fazer escolhas negativas pode aumentar com essa falta de reflexão.
A sugestão é que você pense e reflita sobre você mesmo e sobre está ao seu redor para conseguir fazer as escolhas positivas e aumentar a sua autoestima.
Agora, faça um momento de reflexão sobre o seu dia a dia. O que você faz para aumentar a sua autoestima?
Comments