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A morte dos livros

A leitura de livros caiu drasticamente, mas o consumo de conteúdo online permitiu com que lêssemos muito mais do que há alguns anos. No entanto, essa leitura é cada vez mais rápida.

As vendas de livros caíram drasticamente na maior parte do mundo. A música, antes e mais profundamente. No entanto, você lê menos e ouve menos música? Isso não está tão claro para mim. Mesmo a produção escrita e a produção musical também caíram? Podemos encontrar algum impacto desses movimentos muito fortes e planetários na qualidade do que é produzido ou consumido? As estruturas de produção e consumo foram alteradas? Quero dizer, os gêneros, registros, tipologias, formatos e estética dessas produções culturais massivas foram modificados?

Eu não acho que estamos enfrentando um problema que não envolva a escola e a educação. A envolve em sua incidência e a envolve em suas consequências.

Eu não sou um estudioso sobre o assunto, nem gastei tempo em pesquisas sábias para carregar dados meticulosos. Antes, serei guiado pelo que sei, ouço, intuiu, percebo e coisas do gênero; embora seja verdade que estou muito próximo dessas questões o tempo todo.


Leitura além dos livros

Eu acho que menos texto contínuo é lido. Em outras palavras, menos livros, monografias, ensaios, editoriais e outros formatos planos e contínuos são lidos. A leitura fragmentada, interrompida, pulada, lateral, distraída, apressada e histérica parece prevalecer sobre a linear, dura, isolada, disposta e calma.

No entanto, não acho que estamos mudando suficientemente os modelos de produção escrita. Quero dizer, os canônicos, os industriais e os maciços. Continuamos falando sobre livros, mesmo quando há cada vez menos, cada vez com menos circulação e com uma aura extemporânea que começa a nos incomodar.

Eu acho que é por isso que os livros estão começando a ser o nosso problema. Não a leitura, a escrita, a literatura, o papel ou as canetas, senão os livros. O livro é um conceito absolutamente ligado à sua materialização. Não havia livros antes da imprensa (talvez devêssemos dizer "antes da multiplicação dos copistas", que eram uma espécie de avanço artesanal da lógica da impressão em massa) e não haverá depois disso; e estamos em seu declínio.


Os significados carregados pelos livros

Livro é uma extensão; uma densidade gráfica; um tamanho; uma série de rituais e formatos; uma sequência; uma expectativa; uma série de papéis (quem a escreve, quem a publica, quem a distribui, quem a vende, quem a compra, quem a lê, quem a empresta, quem a joga fora, quem a rouba - embora destes quase não existam); uma maneira de armazená-los; uma textura; uma materialidade; etc.

Morto ou morrendo sua materialização, em vez de velá-los como é feito com os mortos - festiva ou dramaticamente, como cada cultura escolhe -, persistimos em revivê-los em sua nova imaterialidade. E nós falhamos. Morto o livro acaba a leitura da maneira como ele a supõe.

Outras leituras vêm, de outras produções, com uma mudança profunda em sua estrutura de significado, realização e circulação


Escrevemos muito mais e muitíssimos mais do que três décadas atrás. Não porque somos mais - mesmo que o sejam -, mas porque essa prática social reviveu exponencialmente pela mão de novos ícones sociais que não são nem o livro nem a leitura. Lemos mais, embora menos palavras juntas, em outras velocidades e assim por diante.


A escola não parece querer ouvir nada disso; nem de um lado nem do outro. Nem da produção nem do consumo; nem - muito menos - de sua nova e muito atraente interseção. Nem a indústria editorial.

A relação entre música e leitura

Algo semelhante acontece com a música. É quase insuportável passar algum tempo sozinho, sem música nos seus ouvidos; muito mais se você tem menos de 30 anos. Não era assim no passado. A música adquiriu uma capilaridade quase uma por uma; parece uma extensão do nosso ouvido (como a bola para uma criança nos países do futebol). É a extensão da nossa vigilância. E é acompanhado pela produção, sem dúvida.

Dizem que o gosto musical - e o gosto cultural em geral - tem sido cada vez mais segmentado graças à versatilidade dos mundos digitais; será verdade? Talvez com isso venha a diversificação da produção, a sua descentralização e tudo o que se segue.

No entanto, como no livro, vejo artistas continuarem pensando em termos de músicas e músicas de cerca de 3 minutos e álbuns (que continuam chamando de discos) de cerca de 10/12 músicas. Por que? Com o disco como está, seus formatos subsidiários deveriam ter morrido. Mas não. Você ouve música correndo, na chuva, mas o artista ainda formata e cria, como nos anos 50, 3 minutos para 12 músicas, quando a ouvia sentada, em silêncio e com a lareira acesa.

E a escola, novamente, que nem descobre; como a indústria.

Vivemos envoltos em letras e orações, notas musicais e harmonias. Nós respiramos essa atmosfera quase sem parar (muitos, mesmo quando dormem). Texto, áudio e vídeo fazem parte do ar do século XXI. Para melhor e para pior e agora não me importo muito por que. Não existe vida social fora desse tecido denso que circunda a vida urbana.

No entanto, na escola, ainda queremos parar tudo e voltar. Voltando a compartimentar, reavaliar, almejar com aborrecimento, sacralizar o antigo, hierarquizar, canonizar a postura nostálgica, tornar tudo estranho e falso, manter o poder de uma gramática já incompreensível (como a biblioteca de escola e que propósitos tem?), cultivar nostalgias estereotipadas e muitas vezes falsas.

Como se o que temos é tão ruim e o que estamos perdendo, tão bom. Eu tenho dúvidas, dúvidas legítimas.

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